sábado, 28 de setembro de 2019


SIEGFRIED E S. MIGUEL ARCANJO

Imortalizado na obra de Wagner, Siegfried é porventura o herói mais destemido dos mitos nórdicos, pois nem Wotan o chefe dos deuses, o impediu de ir rumo à verdade. É importante notar que os da mesma estirpe de Siegfried eram levados pelas Valquírias que conduziam os mortos que tombavam valorosamente no campo de batalha, o que nos deixa a pensar se nas presentes batalhas (embora a maioria delas não seja de espada de metal) as Valquírias ainda se disponham à sua nobre missão de conduzir à luz da verdade aqueles cuja coragem não os deixa ter medo. O que se deve sublinhar é que o intenso amor pela verdade é que expulsou o medo do coração de Siegfried.
Na tradição cristã ocidental S. Miguel Arcanjo (que se confunde com S. Jorge, venerado pelos britânicos) parece ser o “gémeo” de Siegfried, no seu atributo divino de coragem superlativa para matar o dragão, entidade que – seja qual for o simbolismo que dele se tome – o ser humano deve dominar para prosseguir na sua ascese espiritual. O dragão não é visto exactamente do mesmo modo nas várias culturas, sendo certo que constitui uma dificuldade extrema que deve ser ultrapassada se quisermos prosseguir na senda. Desde a ideia mais ou menos obscura que há no conceito de «Sombra», inerente a cada pessoa, perfilhado por certas correntes de psicologia; passando pela tremenda força-energia que existe na base da coluna vertebral (kundalini) que, despertada de modo incorrecto, pode ter um efeito nefasto; até à medonha e terrível entidade chamada «O Guardião do Umbral» que todo o verdadeiro Iniciado deve enfrentar e vencer.
Sendo inegável a beleza da narrativa de Siegfried, bem consagrada na poesia e na música, ainda assim prefiro São Miguel Arcanjo, pois, imbuído no pensamento ocidental, está mais próximo da nossa compreensão consciente, exaltado ser hagiográfico capaz de dominar o Dragão enquanto sinal de qualquer tipo de Mal.

Festa de S. Miguel Arcanjo, Setembro 2019
Eduardo Aroso

Sem comentários:

Enviar um comentário