terça-feira, 5 de julho de 2022

A RAINHA SANTA ISABEL E A MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA

 

A Rainha Santa Isabel e Inês de Castro, duas figuras femininas que, apesar de tão marcantes e representarem arquétipos diferentes se tornaram míticas no verdadeiro sentido da palavra (pelas razões que conhecemos) não constam na Mensagem pessoana. As razões cabem apenas ao poeta, que não as explicitou (não tendo que o fazer), pelo que somente as podemos conjecturar. Todavia, o poeta glosa D. Tareja (Teresa) mãe de D. Afonso Henriques e D. Filipa de Lencastre mãe da Ínclita Geração. Ambas estão respectivamente na raiz da 1ª e da 2ª dinastias, do Portugal-matriz, interrompido em Alcácer-Quibir, logo dominado por Espanha e depois entrando numa espécie de “clandestinidade” sobretudo na segunda metade da 4ª dinastia e na subsequente república. 

 O facto das referidas mães constituírem pontos cardinais dinásticos, pode estar (ou não) na base da célebre carta que Pessoa endereçou ao Conde de Keyserling que, apesar da sua cultura, veio a Portugal (Pessoa parece tê-lo ouvido em Lisboa), dizer o que não somos, o que não fomos e muito menos o que podemos (poderíamos) ser. Na sua obra História Secreta de Portugal, António Telmo vê em Fernando Pessoa o «Rectificador» de muita coisa. Uma leitura atenta descobre como um livro ao mesmo tempo que oculta também pode desocultar um sentido que, necessariamente tomando razões fundacionais, nos pode fazer entender melhor que o óbvio muitas vezes não é o que parece óbvio.

Seja como for tudo isto, as devidas honras (e devoção) que prestamos à Rainha Santa que instituiu oficialmente o Culto do Espírito Santo em Portugal, que transformou rosas em moedas de oiro para pagar aos operários da Igreja de Alenquer, não deixa de estar num admirável contraponto com a (feliz) iniciativa de, neste dias, haver uma Guarda de Honra no Panteão Nacional, Igreja Santa Cruz de Coimbra. Quanto à Guarda de Honra, que existe todo o ano na Igreja de Santa Clara, é feita por Anjos.

 Eduardo Aroso ©

4-7-2022

Festas da Padroeira da Cidade de Coimbra

 

Sem comentários:

Enviar um comentário